Diversos filmes de comédia são tão bons que se tornaram indispensáveis para quem gosta do gênero e você precisa assistir antes de morrer. Títulos tradicionais como o longa britânico Monty Python e o Cálice Sagrado (1975) e o faroeste americano Banzé no Oeste (1974), trazem humor e sátiras sociais que influenciaram gerações. Já obras mais modernas como As Branquelas (2004) e Meninas Malvadas (2004) se tornaram clássicos cult modernos dentro do gênero do humor e não podem faltar na lista de nenhum cinéfilo. Essas outras produções imperdíveis estão disponíveis nos streamings Amazon Prime Video, Netflix, HBO Max, Mercado Play e Disney+.
Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com filmes de comédia muito bons que você não pode viver sem maratonar. A seguir, confira informações sobre o enredo, elenco principal, repercussão na opinião da crítica e onde assistir cada um.
1. Apertem os Cintos: O Piloto Sumiu (1980)
Abrindo a lista com um clássico das comédias nonsenses, que prova como o absurdo pode ser referência no gênero e se tornar obrigatório. Na história, um ex-piloto de guerra traumatizado e alcoólatra precisa assumir o comando de um avião comercial após uma intoxicação atingir os pilotos da cabine. Além do pânico geral, ele precisa lidar com a presença da sua ex-namorada como aeromoça. Considerado uma referência das paródias, Apertem os Cintos: O Piloto Sumiu é conduzido por Jim Abrahams (Corra que a Polícia Vem Aí!) e pelos irmãos David e Jerry Zucker (Top Gang!).
O elenco da produção é liderado por Robert Hays (Super-herói – O Filme), Julie Hagerty (A Morte Lhe Cai Bem) e Leslie Nielsen (Corra que a Polícia Vem Aí). O filme alcançou nota 7.7 no IMDb e 97% de aprovação no Rotten Tomatoes, com selo fresco. Disponível grátis no Mercado Play e para aluguel no Amazon Prime Video.
Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu! se tornou um clássico do cinema besteirol dos anos 1980
2. Monty Python e o Cálice Sagrado (1975)
Este clássico do humor britânico é considerado uma das comédias mais icônicas ao combinar humor nonsense com crítica histórica e não poderia faltar em uma lista obrigatória para os fãs do gênero. A trama acompanha o Rei Arthur e seus cavaleiros em uma jornada para encontrar o Santo Graal enquanto enfrentam cavaleiros esquisitos, coelhos assassinos e castelos cheios de absurdos.
A sátira conduzida pela dupla por Terry Gilliam (Os 12 Macacos) e Terry Jones (Monty Python em Busca do Sentido da Vida) se tornou um clássico cult ao longo das décadas. O projeto é protagonizado por Graham Chapman, John Cleese e Eric Idle, todos integrantes do grupo Monty Python. No IMDb, o longa possui nota 8.2, enquanto no Rotten Tomatoes tem 96% de aprovação da crítica com selo fresco.
3. Feitiço do Tempo (1992)
Combinando humor e existencialismo, Feitiço do Tempo traz uma das premissas mais originais do cinema cômico sob direção de Harold Ramis (Os Caça-Fantasmas). A história segue o meteorologista Phil, um homem amargurado que a contragosto vai cobrir uma festa tradicional em uma cidade pequena. Arrogante e entediado, ele logo se vê preso em um ciclo temporal, revivendo o mesmo dia indefinidamente. Conforme os eventos se repetem, Phil é forçado a mudar suas atitudes e refletir sobre o que realmente importa.
Com atuações de Bill Murray (Encontros e Desencontros) e Andie MacDowell (Quatro Casamentos e Um Funeral), a comédia fantástica foi reconhecida tanto pelo público quanto pela crítica, com 94% de aprovação no Rotten Tomatoes (selo fresco) e nota 8.0 no IMDb. Essa obra indispensável está disponível para aluguel no Amazon Prime Video.
4. As Branquelas (2004)
Queridinho do público brasileiro, As Branquelas virou sinônimo de humor escrachado e apesar das críticas no seu lançamento se consolidou como um clássico. Na trama, dois agentes do FBI fracassam em uma missão e, para evitar a demissão, assumem a tarefa inusitada de proteger duas herdeiras milionárias de uma possível ameaça de sequestro. Para garantir a segurança delas, os policiais precisam se disfarçar e assumir o lugar das garotas.
Dirigido por Keenen Ivory Wayans (O Pequenino), a obra é estrelada pelos irmãos Shawn Wayans e Marlon Wayans, que também participaram da franquia Todo Mundo em Pânico (2000). A comédia atingiu nota 5.9 no IMDb e 55% de aprovação do público no Rotten. Disponível na Netflix e no catálogo do Amazon Prime Video para aluguel ou compra.
5. Borat: O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América (2006)
Com piadas ácidas e constrangimentos reais, Borat é um clássico indispensável do humor escrachado que satiriza estereótipos e os costumes dos Estados Unidos. Narrado de forma documental, a trama segue Borat Sagdiyev, um repórter do Cazaquistão, que viaja ao país com o objetivo de fazer um documentário sobre a cultura americana, mas acaba se apaixonando por Pamela Anderson e decide encontrá-la a qualquer custo.
Criado e estrelado por Sacha Baron Cohen (O Ditador), o longa foi dirigido por Larry Charles (Religulous) e indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. Mesmo com controvérsias, o projeto conquistou 7.4 pontos no IMDb e 90% de aprovação da crítica no Rotten, com selo fresco. A obra pode ser vista no Disney+.
6. O Grande Lebowski (1998)
Misturando comédia, mistério e muito sarcasmo, este longa dos dos irmãos Joel e Ethan Coen (Onde os Fracos Não Têm Vez) se tornou um cult atemporal sobre o absurdo da vida adulta. No centro da trama está Jeffrey Lebowski, um homem preguiçoso e excêntrico que acaba se envolvendo em um sequestro após ser confundido com um milionário homônimo.
Com atuações de Jeff Bridges (Coração Louco), John Goodman (Argo) e Julianne Moore (Para Sempre Alice), a obra marcou época com seu humor peculiar e ganhou 8.1 no IMDb e 83% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. O Grande Lebowski está disponível para aluguel e compra no Amazon Prime Video.
7. Debi & Lóide – Dois Idiotas em Apuros (1994)
Nesta comédia típica de sessão da tarde a trama segue a dupla Harry e Lloyd, dois amigos inseparáveis e absolutamente desprovidos de noção que embarcam em uma viagem até Aspen para devolver uma maleta esquecida por uma mulher misteriosa sem imaginar que a bolsa está ligada a um esquema de sequestro. Sob o comando de Peter Farrelly (Green Book), o longa é estrelado por Jim Carrey (O Show de Truman) e Jeff Daniels (The Newsroom). A produção acumula 7.3 pontos no IMDb e 68% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. Disponível na HBO Max e Amazon Prime Video.
8. Missão Madrinha de Casamento (2011)
Em Missão Madrinha de Casamento trama segue Annie, uma mulher com problemas amorosos que é convidada para ser madrinha da melhor amiga. A partir disso, ela decide que vai esquecer os próprios problemas se dedicando ao máximo aos preparativos da festa, mas se sente ameaçada quando uma nova amiga da noiva aparece querendo seu posto.
Dirigido por Paul Feig (A Espiã Que Sabia de Menos), o projeto é estrelado por Kristen Wiig (Marte Ataca!), Rose Byrne (Vizinhos) e Melissa McCarthy (A Chefe), que foi indicada ao Oscar por sua atuação. A comédia tem nota 6.8 no IMDb e incríveis 89% de aprovação no Rotten, com selo fresco. Disponível na Netflix e para aluguel ou compra no Amazon Prime Video.
9. Banzé no Oeste (1974)
Misturando sátira social com um humor subversivo, esta produção americana acompanha um homem negro que, contra todas as expectativas e preconceitos da época, é contratado como xerife de uma cidade do Velho Oeste por um homem especulador que está interessado na ferrovia que irá passar na localidade. Mas tudo se complica quando os moradores racistas se voltam contra o novo homem da lei.
Dirigido por Mel Brooks (O Jovem Frankenstein), o longa traz Cleavon Little (Vanishing Point) no papel principal e Gene Wilder (A Fantástica Fábrica de Chocolate) como seu aliado improvável. Ícone da comédia americana, Banzé no Oeste atingiu 88% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes (com selo (fresco) e nota 7.7 no IMDb. Disponível para aluguel ou compra no Amazon Prime
10. As Patricinhas de Beverly Hills (1995)
Considerado um clássico cult feminino dos anos 1990, Patricinhas de Beverly Hills é um filme obrigatório na lista das garotas descoladas. A história segue Cher, uma jovem rica e popular que carrega o status de rainha do colégio por anos. Contudo, seu posto fica ameaçado com a chegada de uma novata que após uma repaginada no visual rouba a cena na escola.
Com um elenco liderado por Alicia Silverstone (Camaleões), Paul Rudd (Homem-Formiga) e Brittany Murphy (Garota, Interrompida), a obra faz uma adaptação moderna de Emma, clássico escrito por Jane Austen. Conduzido e roteirizado pela cineasta Amy Heckerling (Nunca é Tarde para Amar), a produção ostenta 6.9 pontos no portal IMDb e 81% de apoio da crítica no RT. Disponível para assistir grátis no Mercado Play.
11. Meninas Malvadas (2004)
Com humor afiado e personagens inesquecíveis, Meninas Malvadas é aquele tipo de comédia adolescente que não pode faltar. Na história, Cady Heron, uma garota recém-chegada do exterior que sempre estudou com ensino domiciliar e entra para um colégio público nos Estados Unidos. Na escola ela se aproxima da cruel Regina George e seu grupo influente enquanto planeja uma vingança pessoal que sai do controle.
Escrito por Tina Fey (30 Rock) e dirigido por Mark Waters (Sexta-Feira Muito Louca), o filme é estrelado por Lindsay Lohan (Operação Cupido), Rachel McAdams (Questão de Tempo) e Amanda Seyfried (Mamma Mia!). Com 84% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 7 na IMDb, está disponível na Netflix, Amazon Prime Video, GloboPlay e Paramount+ .
12. Todo Mundo Quase Morto (2004)
A lista encerra com este longa que mesmo com zumbis à solta consegue tirar gargalhadas e não pode ficar de fora do radar dos fãs do gênero. A comédia acompanha Shaun, um homem desajustado e irresponsável que mantém uma amizade com o inútil Ed, mesmo contra a vontade de sua namorada. Após a separação, ele decide encher a cara ao lado do amigo sem perceber que a cidade está sendo tomada por mortos-vivos.
Conduzido pelo cineasta Edgar Wright (Scott Pilgrim Contra o Mundo), o filme é estrelado por Simon Pegg (Missão Impossível: Efeito Fallout) e Nick Frost (As Aventuras de Tintim). Com 92% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e nota 7.9 no IMDb, o longa pode visto no Amazon Prime Video, com o canal Filmelier+.
Fonte: Techtudo