12 filmes sobre desigualdade social para assistir no streaming

Que Horas Ela Volta? é um dos 12 filmes sobre desigualdade social para assistir no streaming — Foto: Reprodução/IMDb

Produções nacionais e internacionais mostram como questões de classe, moradia e acesso a direitos moldam vidas e escancaram injustiças sociais ao redor do mundo; saiba mais Os filmes sobre a desigualdade social são ferramentas poderosas do cinema para expor questões sociais e políticas das vidas de milhares de pessoas. De histórias baseadas em fatos reais a narrativas ficcionais que refletem a dura realidade de milhões de pessoas, diversos filmes disponíveis nas plataformas de streaming convidam à reflexão sobre as injustiças que atravessam classes, realidades e territórios. E esse é caso de obras como O Menino que Descobriu o Vento (2019), o vencedor do Oscar Parasita (2019) e o longa nacional Que Horas Ela Volta? (2015), disponíveis na Netflix e Max (antiga HBO Max).

Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista 12 produções que abordam a desigualdade social sob diferentes perspectivas, todas elas acessíveis online e ideais para quem busca unir entretenimento e consciência crítica. A seguir, confira mais informações a respeito de cada um dos títulos, bem como onde encontrá-los no streaming.

Parasita mostra as desigualdades sociais na Coréia do Sul, com uma trama emocionante entre duas famílias de classes sociais distintas

Nessa lista do TechTudo, você encontrará os seguintes 12 filmes sobre desigualdade social para assistir no streaming agora mesmo e refletir:

Parasita (2019)
Que Horas Ela Volta? (2015)
Histórias Cruzadas (2011)
O Poço (2019)
O Som ao Redor (2013)
Trash – A Esperança Vem do Lixo (2014)
Propriedade (2022)
Des-Igualdade (2022)
Intocáveis (2011)
Cabrini (2024)
O Menino que Descobriu o Vento (2019)
Filhos do Ódio (2020)

1. Parasita (2019)
Começando com o grande vencedor do Oscar 2020, esse longa sul-coreano do cineasta Bong Joon-ho (Memórias de Um Assassino) está atualmente presente no catálogo da Max. Estrelada por Song Kang-ho (O Motorista de Táxi) e Choi Woo-shik (Nosso Eterno Verão), a trama segue os Kim, uma família pobre e desempregada que se infiltra na casa de uma família rica, criando uma teia de mentiras e muita tensão que revela, rapidamente, as diferenças de classe escondidas sob a superfície. Aclamado pela crítica, o filme Parasita obteve uma pontuação de 8.5 no agregador IMDb e uma taxa de aprovação de 99% na plataforma Rotten Tomatoes.
Parasita ganhou o Oscar de Melhor Filme em 2020

2. Que Horas Ela Volta? (2015)
Com roteiro e direção assinados por Anna Muylaert (É Proibido Fumar), esse drama nacional narra a história de Val, uma babá e empregada doméstica que trabalha há anos na casa de uma família rica em São Paulo e que vê sua rotina ser abalada quando a filha vem de Pernambuco prestar vestibular, expondo de vez as desigualdades sociais e os limites invisíveis entre patrões e empregados. No elenco, destacam-se as atrizes Regina Casé (Todas as Flores) e Camila Márdila (Bom Dia, Verônica) e o filme pode ser visto na Netflix. Sobre a repercussão, Que Horas Ela Volta? foi bastante elogiado e possui nota 7.8 no IMDb e um índice de aprovação de 97% no Rotten Tomatoes.

3. Histórias Cruzadas (2011)
Baseado no romance homônimo de Kathryn Stockett, esse drama de época está atualmente presente no catálogo do Disney+. Aqui, a trama se passa no Mississippi dos anos 1960 e segue Skeeter, uma jovem abastada que decide entrevistar mulheres negras que trabalham como empregadas domésticas e, assim, expor as desigualdades e injustiças que elas enfrentam. Com direção de Tate Taylor (A Garota no Trem), estrelam o projeto Viola Davis (A Voz Suprema do Blues) e Emma Stone (Tipos de Gentileza). Histórias Cruzadas pontuou 8.1 no IMDb e possui aprovação de 76% da imprensa no RT.

Histórias Cruzadas traz holofote para o preconceito e humilhações sofridos pelas empregadas domésticas negras nos EUA dos anos 60

4. O Poço (2019)
Original da Netflix, essa produção hispânica escancara a desigualdade social por meio de sua trama, ambientada em uma prisão vertical com um sistema de alimentação que favorece os andares superiores. Isto é, os presos que estão nos andares de baixo precisam sobreviver com o que sobra — ou não sobra — dos níveis acima. E a cada mês, eles mudam de posição, colocando todos em vulnerabilidade. Estrelado por Iván Massagué (Bem-vindo à Família) e Zorion Eguileor (Perdidos e Achados), O Poço angariou 7 pontos no IMDb e possui aprovação de 81% no Rotten Tomatoes.

5. O Som ao Redor (2013)
Nesse thriller dramático brasileiro, o enredo, disponível também na Netflix, se passa em um bairro de classe média no Recife e acompanha a turbulenta chegada de uma empresa de segurança privada, que escancara medos, conflitos e desigualdades sociais latentes entre os vizinhos do local. Protagonizado por Irandhir Santos (Amor de Mãe) e Maeve Jinkings (Onde Nascem os Fortes), a produção nacional se destaca com uma pontuação de 7.1 no IMDb e uma taxa de aprovação de 91% dos especialistas no Rotten Tomatoes. Vale lembrar que a direção do projeto é de Kleber Mendonça Filho (Vinil Verde).

6. Trash – A Esperança Vem do Lixo (2014)
Com direito a muita aventura e crítica social, essa adaptação do livro de Andy Mulligan gira em torno de Gardo, Rato e Raphael, três adolescentes que vivem em um lixão do Rio de Janeiro e que, um dia, encontram uma carteira repleta de dinheiro. A partir dessa descoberta, o trio passa a ser perseguido pela polícia que quer, a todo custo, recuperar o item perdido. Protagonizado pelo ator novato Rickson Tevez e Eduardo Luis (Os Sobreviventes dos Andes), a produção Trash – A Esperança Vem do Lixo possui nota 7.1 no agregador IMDb e está disponível para aluguel no Amazon Prime Video.

7. Propriedade (2022)
Em uma verdadeira mistura de drama com ficção policial, esse longa brasileiro conta com direção assinada por Daniel Bandeira (A Menina do Algodão). O enredo gira em torno de Tereza, uma mulher de posses e abastada que, após um trauma, decide se isolar na fazenda da família. No entanto, quando um conflito com os trabalhadores rurais estoura no lugar, os abismos sociais e a violência das relações de classe no campo são escancarados. Com os atores Malu Galli (Além da Ilusão) e Tavinho Teixeira (A Vida São Dois Dias) no elenco principal, a obra Propriedade pode ser vista na Netflix. No IMDb, o projeto angariou 7 pontos, enquanto na plataforma Rotten Tomatoes se destaca com um índice de aprovação de 100% dos especialistas.

8. Des-Igualdade (2022)
Protagonizado pela dupla Eliel Lessa (Pra Sempre) e a atriz novata Eduarda Morais, a trama aqui segue Julio, um garoto da periferia que, por meio de uma bolsa de estudo, consegue ingressar em uma escola de elite. No entanto, é nesse novo ambiente acadêmico que o jovem se depara com um mundo marcado por exclusão e preconceito. Disponível no Amazon Prime Video, o longa nacional conta com direção de André Corrêa (Como se Tornar o Pior Aluno da Escola) e possui nota 7.3 no agregador IMDb.

9. Intocáveis (2011)
Nesse filme francês, o enredo é baseado em uma história real e traz muito drama e comédia ao narrar a história de Philippe, um milionário tetraplégico que contrata um jovem da periferia, chamado Driss, como cuidador. A partir disso, os dois acabam superando as barreiras sociais e desenvolvendo uma amizade verdadeira. Estrelada por François Cluzet (Estaremos Sempre Juntos) ao lado de Omar Sy (O Chamado da Floresta), a obra cinematográfica pontuou 8.5 e possui uma taxa de aprovação de 76% nos agregadores IMDb e Rotten Tomatoes, respectivamente. O filme

10. Cabrini (2024)
E para os mais religiosos, esse drama biográfico promete agradar, já que acompanha de perto a vida da missionária católica italiana Francesca Cabrini, que, durante o final do século XIX, chega aos Estados Unidos para ajudar a cuidar dos imigrantes pobres da região. No elenco, nomes como Cristiana Dell’Anna (A História da Minha Família) e John Lithgow (Uma Familia de Outro Mundo) se destacam. Cabrini está atualmente disponível na Netflix e possui nota 7.3 no IMDb e aprovação de 90% no Rotten Tomatoes.

11. O Menino que Descobriu o Vento (2019)
Baseado no livro de memórias homônimo de William Kamkwamba e Bryan Mealer, esse drama britânico original da Netflix se passa em uma pequena vila no Malaui, onde a seca e a fome tomam conta da região. Contudo, quando o jovem William usa livros da escola para criar uma turbina eólica no local, toda a comunidade se vê salva pela oportunidade. O longa-metragem O Menino que Descobriu o Vento possui nota 7.6 no IMDb e aporvação de 86% da imprensa no Rotten Tomatoes. Estrelam o projeto Maxwell Simba (Majuto) e Chiwetel Ejiofo (12 Anos de Escravidão).

12. Filhos do Ódio (2020)
E para finalizar essa lista, temos esse drama histórico baseado em uma história real presente no Amazon Prime Video. Com Lucas Till (X-Men: Primeira Classe) e Lucy Hale (Verdade ou Desafio) no elenco, a trama é ambientada no sul dos EUA segregado, nos anos 60, onde Bob Zellner, um jovem branco decide enfrentar o racismo estrutural da a Ku Klux Klan ao se unir à luta pelos direitos civis dos negros. O longa-metragem Filhos do Ódio angariou 6.2 pontos no agregador IMDb e possui aprovação de 59% da crítica no Rotten Tomatoes. A direção é assinada por Barry Alexander Brown (Em Busca do Paraíso).

Fonte: Techtudo

 

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
X
Threads
Telegram
Print
LinkedIn

Últimas Notícias ⇀