O iOS 26 traz diversos recursos de inteligência artificial para os dispositivos da Apple. O novo sistema operacional foi anunciado durante a WWDC 2025, em junho. Além da mudança no nome e do visual repaginado, o software chegará com muitas novidades para facilitar o dia a dia dos usuários. É o caso do Visual Intelligence, que permite buscar informações no ChatGPT a partir de uma captura de tela. Além disso, o Workout Buddy fornecerá treinos personalizados com base nos dados coletados. Vale mencionar que o sistema está na fase final de testes da versão beta e deve ser lançado para o público geral em setembro deste ano. A seguir, confira sete recursos de IA que chegarão no iOS 26 e vale a pena experimentar.
1. Visual Intelligence
O Visual Intelligence é um recurso introduzido pela Apple no iPhone a partir do iOS 18.4. Para o iOS 26, a big tech californiana preparou algumas novidades para a função. A principal delas está relacionada à forma de extrair conteúdos da funcionalidade, bastando fazer uma captura de tela e pronto. A ferramenta, com base na imagem capturada, sugerirá ações relacionadas ao conteúdo do print. Se a imagem for de um calendário, por exemplo, ele poderá sugerir a criação de um evento.
Além disso, a integração com o ChatGPT será ampliada. Ao pressionar somente um botão, será possível solicitar ao chatbot da OpenAI assistência para qualquer demanda com base na imagem. Esse conjunto de funcionalidades inclui também a opção “Pesquisar”, que direciona o usuário a resultados obtidos na web.
2. Tradução em tempo real
Outra aplicação da IA generativa no iOS 26 está no recurso de tradução em tempo real. Graças às LLMs (Large Language Models), usuários que falam idiomas diferentes poderão ter suas conversas traduzidas, seja por mensagem, ligação telefônica ou chamada via FaceTime. Nas conversas faladas, basta ativar a função e a outra pessoa receberá um aviso de que a funcionalidade está habilitada. Após cada fala, haverá uma breve pausa para processamento, e você receberá a tradução em áudio e texto.
3. AutoMix na Apple Music
Além da arte do álbum animada na tela do player, o Apple Music ganhará mais uma novidade baseada em IA: o recurso chamado AutoMix, que atuará como um DJ, criando transições suaves entre as faixas. Segundo a Apple, as transições serão feitas com base no tom e no andamento das músicas para evitar quebras bruscas ou emendas sem sentido. Vale destacar que esse recurso estará disponível apenas com a reprodução automática ativada.
4. Atalhos com a Apple Intelligence
Se você tem certa resistência ao app Atalhos por considerar seu uso complicado, a Apple Intelligence no iOS 26 promete descomplicar essa experiência com recursos mais avançados. Entre as novas possibilidades, será possível criar um atalho que capture todos os arquivos da tela inicial e utilizar a IA para classificá-los de acordo com suas necessidades. Mesmo que isso pareça complexo, a proposta da big tech é tornar a usabilidade o mais intuitiva possível, atraindo até os usuários mais desconfiados para experimentar o app.
5. Assistente de Espera
Embora não seja uma novidade exclusiva, o Google já oferece um recurso semelhante no Android, o assistente de espera (ou de retenção) será muito útil para os usuários de iPhone no dia a dia. A funcionalidade utiliza IA para identificar a música de espera caso você seja colocado em uma fila de atendimento. A partir disso, o sistema perguntará se você deseja continuar aguardando e poderá enviar uma notificação quando chegar a sua vez de falar, além de avisar o interlocutor sobre sua presença.
6. Fotos Espaciais
O recurso de fotos espaciais não tem impacto direto no dia a dia do usuário, mas será amplamente celebrado por quem gosta de registrar imagens do céu e do espaço em fotos ou vídeos. Com essa funcionalidade, os usuários poderão transformar qualquer imagem em uma composição 3D, que separa o primeiro plano e adiciona um efeito espacial envolvente. Além disso, caso o usuário defina essa imagem como tela inicial, sempre que mover o celular, haverá movimento no elemento 3D, criando uma experiência visual dinâmica e imersiva.
7. Workout Buddy
Recursos de inteligência artificial voltados para uma vida saudável já não são novidade no mundo tecnológico, mas, com o iOS 26, a Apple pretende levar essa funcionalidade a outro patamar. O Workout Buddy utiliza IA para analisar os dados de condicionamento físico do usuário e oferecer feedbacks personalizados para os treinos. Vale destacar, no entanto, que esse recurso estará disponível exclusivamente para os smartwatches da companhia.
Fonte: Techtudo