Os filmes de coming of age são clássicos no cinema, dominando streamings como Disney+ e Amazon Prime Video. O subgênero trata de questões comuns a todos, abordando a transição da infância ou adolescência para a vida adulta — e todos os desafios que acompanham a fase. O estilo é versátil, podendo ser observado em filmes de comédia, romance e até suspense. Entre os longas de maior sucesso de coming of age, é possível listar Clube dos Cinco (1985), que marcou a década de 80, além de Lady Bird: A Hora de Voar (2017) e Boyhood: Da Infância à Juventude (2014).
Para quem ainda não conhece muito bem o subgênero coming of age, mas quer entender mais da temática, o TechTudo preparou uma lista com 15 filmes do estilo para assistir agora. Confira, a seguir, enredo, elenco, repercussão e onde você pode encontrar cada um dos longas.
Na lista do TechTudo com filmes de coming of age, você encontra:
Lady Bird: A Hora de Voar (2017)
Clube dos Cinco (1985)
Red: Crescer é uma Fera (2022)
As Vantagens de Ser Invisível (2012)
Boyhood: Da Infância à Juventude (2014)
Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)
Com Amor, Simon (2018)
Me Chame Pelo Seu Nome (2017)
Confissões de uma Garota Excluída (2021)
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)
Oitava Série (2018)
Garota do Século 20 (2022)
De Repente 30 (2004)
O Verão da Minha Vida (2013)
Juno (2007)
O que é coming of age?
Antes de mais nada vale entender, de fato, o que é o coming of age. Como dito, trata-se de um subgênero em que o protagonista navega pela transição da adolescência para a vida adulta. Apesar de ser especialmente comum no cinema, ele pode ser encontrado em outros estilos de arte, como na literatura.
A temática gira em torno do crescimento pessoal e da autodescoberta deste personagem. Os filmes de coming of age também costumam trazer grandes lições de vida, provocando reflexões para os telespectadores de todas as idades.
1. Lady Bird: A Hora de Voar (2017)
Christine, conhecida como Lady Bird, está prestes a se formar no colégio e tudo o que mais quer é fazer faculdade de artes, longa da família. Porém, a sua mãe não aceita a ideia. Mesmo assim, a protagonista fará de tudo para realizar o seu sonho e sair da sua cidade natal. Enquanto isso, precisa navegar entre a escola católica, as primeiras relações sexuais e a busca pela aprovação na universidade.
O longa é protagonizado por Saoirse Ronan (Adoráveis Mulheres) e traz Laurie Metcalf (The Conners) como Marion, a mãe da protagonista. Com direção e roteiro de Greta Gerwig, Lady Bird concorreu a cinco prêmios no Oscar. Ao todo, são 7.4 pontos no IMDb e 99% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. O título está disponível no Amazon Prime Video.
2. Clube dos Cinco (1985)
Cinco adolescentes do Ensino Médio acabam na detenção em um sábado. Lá, eles devem fazer uma redação sobre o que pensam deles mesmos. O grupo não poderia ser mais diferente entre si: têm o atleta popular, a patricinha, o nerd, a gótica e o “bad boy”. Mesmo assim, eles descobrem que têm muito a aprender um com o outro.
O longa é escrito e dirigido por John Hughes, diretor popular nos anos 80. No elenco, nomes como Molly Ringwald (Gatinhas e Gatões), Emilio Estevez (O Caminho) e Anthony Michael Hall (Reacher) são creditados como Claire, Andrew e Brian. Disponível para aluguel no Amazon Prime Video, o título tem 7.8 pontos no IMDb e 87% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
3. Red: Crescer é uma Fera (2022)
Mei Lee é uma adolescente de 13 anos que está crescendo mais rápido do que esperava. A jovem tem conflitos com a sua mãe e tenta ser popular na escola. Como se não bastasse, a sua vida vira de cabeça para baixo quando começa a se transformar em um grande panda vermelho toda vez que os seus sentimentos saem do controle.
No elenco de dubladores, Rosalie Chiang (Suzume), Maitreyi Ramakrishnan (Eu Nunca) e Sandra Oh (Grey’s Anatomy) se destacam, dando voz a Mei Lee, Priya e Ming Lee, a mãe da protagonista. O longa tem 6.9 pontos no IMDb e 95% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. Disponível no catálogo da Disney+, a animação tem direção de Domee Shi.
4. As Vantagens de Ser Invisível (2012)
Charlie é um jovem tímido, que acaba de entrar no Ensino Médio. Lá, ele se surpreende ao fazer amizade com dois irmãos veteranos populares, Sam e Patrick. O trio se torna inseparável e atravessa a jornada de descoberta sobre amor, amizade e a entrada na faculdade que se aproxima. O longa é escrito e dirigido por Stephen Chbosky, que também escreveu o livro em que o enredo se baseia.
Logan Lerman (Percy Jackson e o Ladrão de Raios), Emma Watson (Harry Potter) e Ezra Miller (Precisamos Falar Sobre Kevin) protagonizam As Vantagens de Ser Invisível como Charlie, Sam e Patrick. O título, disponível no Amazon Prime Video, é avaliado com 7.9 pontos no IMDb, além de contar com 85% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
5. Boyhood: Da Infância à Juventude (2014)
O filme segue a vida de Mason por 12 anos, desde a entrada na escola até a faculdade. A obra foi revolucionária no cinema por ter sido produzida em mais de uma década, acompanhando o crescimento do ator que interpreta o protagonista, Ellar Coltrane (Barry). O elenco também conta com Ethan Hawke (Antes do Amanhecer) e Patricia Arquette (Ruptura) como os pais Mason e Olivia. Escrito e dirigido por Richard Linklater, o título ganhou um prêmio no Oscar e está disponível no Amazon Prime Video. Boyhood tem 7.9 pontos no IMDb e 97% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
6. Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)
Ao longo da obra, é possível acompanhar a vida de Chiron, com foco em três fases chaves de sua vivência. Como um homem negro, que cresceu na comunidade de Miami, ele descobre amores, decepções e o mundo da criminalidade. O título tem direção de Barry Jenkins e ganhou três prêmios no Oscar, incluindo o de Melhor Filme.
O protagonista é interpretado por Trevante Rhodes (Mea Culpa), Ashton Sanders (Filho Nativo) e Alex R. Hibbert (The Graduates) em diferentes etapas. Mahershala Ali (Blade) também faz parte do elenco como Juan. Disponível no Amazon Prime Video, Moonlight tem 7.4 pontos no IMDb e 98% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
7. Com Amor, Simon (2018)
Simon Spier é um jovem comum de 17 anos, que vai para escola e divide o seu tempo livre com a família e os amigos. Porém, o protagonista esconde um segredo de todos: ele é gay. As coisas mudam quando Simon acaba se apaixonando por um colega de classe, dificultando a missão de esconder quem ele realmente é. A direção é de Greg Berlanti. Protagonizado por Nick Robinson (Donzela), o elenco também traz Katherine Langford (Savage River) e Alexandra Shipp (Todos Menos Você) como Leah e Abby. Disponível na Disney+, a obra tem 7.5 pontos no IMDb e 92% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
8. Me Chame Pelo Seu Nome (2017)
Elio está aproveitando o verão italiano ao lado de sua família, em uma grande mansão no interior. É quando Oliver, um jovem acadêmico, chega para auxiliar na pesquisa do seu pai. O interesse entre os dois é instantâneo e a viagem se transforma em uma série de primeiras experiências, enquanto cada um atravessa uma jornada de autodescobrimento.
Protagonizado por Timothée Chalamet (Duna) e Armie Hammer (A Rede Social) como Elio e Oliver, a direção é de Luca Guadagnino. O título ganhou um prêmio no Oscar e está disponível na Netflix e para aluguel no Amazon Prime Video. Me Chame Pelo Seu Nome tem 7.8 pontos no IMDb, além de 95% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
9. Confissões de uma Garota Excluída (2021)
Tetê é uma jovem tímida e inteligente, que tem dificuldade de se enturmar na nova turma do colégio. As coisas também não vão bem em casa, onde ela se sente constantemente julgada pelos seus parentes. Para piorar, as meninas populares da escola decidem implicar cada vez mais com Tetê. Protagonizado por Klara Castanho (Garota do Momento), o elenco também traz Lucca Picon (De Volta aos 15) e Júlia Gomes (Chiquititas) como Erick e Valentina. Disponível na Netflix, a direção é de Bruno Garotti. O título tem 5.3 pontos no IMDb.
10. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)
Leonardo é um adolescente cego que lida com a superproteção da sua mãe, enquanto tenta ganhar mais independência. É quando ele conhece Gabriel, um aluno novo no colégio. Os dois rapidamente viram amigos, mas Leonardo percebe que seus sentimentos pelo rapaz podem ser mais do que uma simples amizade. Escrito e dirigido por Daniel Ribeiro, o título é protagonizado por Ghilherme Lobo (Sete Vidas) e Fábio Audi (Alto Astral). Disponível no Telecine e no Amazon Prime Video, o filme tem 7.9 pontos no IMDb e 93% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
11. Oitava Série (2018)
Kayla tem 13 anos e vive no subúrbio com a sua família. A jovem deve enfrentar a última semana do ensino fundamental, que trouxe grandes desafios para a sua vida. Porém, ela também deve se preparar para o ensino médio, em uma nova escola, com novos colegas de classe. Kayla é interpretada por Elsie Fisher (Meu Malvado Favorito).
Luke Prael (O Internato) e Emily Robinson (Com Todo Meu Coração) também estão no elenco como Aiden e Olivia. Disponível no catálogo do Amazon Prime Video, Oitava Série tem direção e roteiro de Bo Burnham. O título acumula 7.3 pontos no IMDb, além de ter 99% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
12. Garota do Século 20 (2022)
O filme se passa no último ano do século XX e segue Bo-ra. A jovem de 17 anos tem a missão de espionar Hyun-jin, o menino pelo qual a sua melhor amiga é apaixonada. Porém, não demora para que a própria Bo-ra desenvolva sentimentos por ele. O filme segue o grupo no final da adolescência e, anos depois, quando eles já são adultos.
Bo-ra ganha vida com Kim Yoo-jung (Meu Demônio Favorito), enquanto Park Jung-woo (Cidadão Corajoso) e Roh Yoon-seo (Intensivão do Amor) são Hyun-jin e a amiga Yeon-Du. O filme está disponível na Netflix e tem direção e roteiro de Bang Woo-ri. O título acumula 7.4 pontos no IMDb e tem 86% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
13. De Repente 30 (2004)
Jenna Rink tem 13 anos e não está satisfeita com a sua vida: odeia a sua aparência física e é humilhada pelas colegas de classe. Em seu aniversário, ela faz um pedido para finalmente ter 30 anos, que considera a idade do sucesso. Em um passe de mágica, é teletransportada para 17 anos no futuro, porém as coisas não são tão fáceis quanto pensava. A direção da comédia romântica é de Gary Winick.
Jennifer Garner (Dia do Sim) e Mark Ruffalo (Mickey 17) protagonizam o filme como Jenna e o melhor amigo, Matt, mais velhos. Disponível na Max e no Amazon Prime Video, De Repente 30 tem 6.3 pontos no IMDb, além de 65% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
14. O Verão da Minha Vida (2013)
Duncan é forçado a passar o verão em uma casa de praia com a sua mãe e o seu detestável namorado, Trent. Para tentar fugir da família, o jovem consegue um emprego de férias no parque aquático da cidade. Lá, ele conhece Owen — o gerente simpático, que o ajuda a enfrentar os desafios da vida em casa. O filme está disponível no Amazon Prime Video.
Liam James (2012) é Duncan, enquanto Steve Carell (The Office) e Sam Rockwell (À Espera de um Milagre) são Trent e Owen. Toni Collete (Inacreditável) também está no elenco como Pam. Com direção e roteiro de Nat Faxon e Jim Rash, o filme tem 7.4 pontos no IMDb e 83% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
15. Juno (2007)
Juno é uma adolescente de 16 anos que acaba engravidando do melhor amigo, após uma noite de sexo inconsequente. Agora, a jovem decide colocar o bebê para adoção e tenta escolher a família ideal para o seu filho. Porém, nesse meio tempo, ela passa por altos e baixos em uma grande jornada de autodescobrimento. O filme de comédia dramática é dirigido por Jason Reitman.
O longa é estrelado por Elliot Page (A Origem) e Michael Cera (Superbad – É Hoje) como Juno e o amigo Bleeker. Já Jennifer Garner e Jason Bateman (Ozark) dão vida a Vanessa e Mark. O longa está disponível no Mercado Play e no Amazon Prime Video, contando com 7.4 pontos no IMDb e 93% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
Fonte: Techtudo