Inteligência Artificial marketeira? Veja como a IA é usada nesse mercado

Confira 7 formas de usar ferramentas de inteligência artificial em estratégias de marketing — Foto: Reprodução/Canva

Ferramentas de IA estão sendo utilizadas para desenvolver estratégias de marketing mais eficazes e criativas; saiba como a tecnologia pode ajudar profissionais da área A inteligência artificial (IA) é utilizada no desenvolvimento de estratégias de marketing, seja com automatização de processos, análise de dados, produção de conteúdo, entre outras tarefas. Dessa forma, as ferramentas de IA podem otimizar o trabalho dos profissionais deste setor e ajudar a criar campanhas eficazes, relevantes e direcionadas ao público-alvo da marca, o que pode melhorar os resultados. Nesta matéria, o TechTudo selecionou as principais tarefas de marketing nas quais a inteligência artificial pode ser um recurso bastante útil. Confira.

Como usar a inteligência artificial no marketing?

1. Análise de dados
Além do uso diário, a IA também possui aplicações complexas, como na análise de dados

As ferramentas de inteligência artificial tem capacidade de processar grandes volumes de dados, o que é vantajoso para os profissionais da área de marketing. Com essa funcionalidade, é possível obter informações como hábitos de consumo, padrões de comportamento dos usuários, novas tendências, interações em sites, redes sociais e e-mails, entre outros dados. Com isso, os especialistas podem acessar relatórios detalhados sobre o que funciona e o que pode melhorar. Isso ajuda a criar conteúdos mais direcionados, estratégicos e relevantes para o público-alvo.

2. Personalização das estratégias
A IA criar relatórios que ajudam a personalizar as estratégias de marketing

Além disso, a IA também é útil para personalizar estratégias de marketing. Na prática, após analisar os dados, as ferramentas de inteligência artificial conseguem obter informações para segmentar as ações para desenvolver conteúdos estratégicos adaptados ao comportamento e aos interesses dos usuários. Esse processo considera também o estágio do funil de vendas e aumento da relevância das interações. A IA ainda pode auxiliar a criar novas abordagens para aumentar as chances de conversão de possíveis clientes.

3. SEO
IA pode ajudar a estabelecer estratégias de SEO, a otimização para os mecanismos de busca, como o Google

Como as IAs podem analisar muitos dados, elas conseguem auxiliar na elaboração de estratégias de SEO (Search Engine Optimization), otimização para os mecanismos de busca. Com isso, a IA pode identificar padrões de pesquisa e oportunidades de palavras-chave para otimizar conteúdos de modo mais eficiente. Outro uso de IA na área de SEO são as sugestões de alteração em títulos (title SEO) e meta-descrições ou na própria estrutura do conteúdo. Isso faz com que os profissionais de marketing estejam alinhados às mudanças nos algoritmos de busca, aumentando o tráfego orgânico da marca.

4. Produção de conteúdo
Ferramentas de IA, como ChatGPT, podem ser úteis na produção de conteúdos para estratégias de marketing

Quando usadas com prompts corretos e alinhados aos objetivos de uma estratégia de marketing, as ferramentas de IA podem criar conteúdos adaptados ao tom e estilo da marca em diversos formatos, o que inclui artigos de blogs, descrições de produtos, posts de redes sociais, e-mails, entre outros. Depois, o conteúdo deve passar pela revisão de profissionais da área para ajustar possíveis falhas, garantir o padrão da marca, adquirir mais toques de criatividade e aumentar as chances de promover uma campanha satisfatória.

5. Automação de processos
Kommo é um exemplo de IA voltada para atendimento ao cliente

A inteligência artificial automatiza tarefas repetitivas em projetos de marketing, como o gerenciamento de campanhas publicitárias, a criação de conteúdos e o atendimento ao cliente com o uso de chatbots de IA. Isso promove o atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana, tirando dúvidas e solucionando problemas. Tudo isso auxilia a diminuir os custos operacionais, enquanto permite que os profissionais do setor se dediquem às atividades mais estratégicas e criativas.

6. Previsão de tendências e comportamentos
ChatGPT é um exemplo de IA que pode ser usada para analisar tendências de mercado

Com as plataformas de inteligência artificial, as empresas podem antecipar as necessidades dos consumidores e ajustar as estratégias de marketing para atendê-las. Ao prever tendências e comportamentos, a IA permite que os profissionais criem campanhas mais eficientes, com maior taxa de conversão e o retorno sobre o investimento (ROI).

7. Pesquisa profunda
Gemini Deep Research consegue fazer uma análise profunda em materiais da web

É possível também explorar o recurso de “pesquisa profunda” em chatbots de inteligência artificial, como ChatGPT, Gemini Google e Perplexity AI. Basicamente, essa funcionalidade permite que a IA seja usada como uma assistente de pesquisas complexas, pois ela rastreia e analisa abundância de conteúdos, sintetiza as informações em um relatório e mostra quais fontes foram consultadas. Isso pode auxiliar os profissionais de marketing a analisar grandes volumes de dados importantes na construção de uma campanha, por exemplo.

Fonte: Techtudo

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
X
Threads
Telegram
Print
LinkedIn

Últimas Notícias ⇀