O MSN Messenger, mais tarde conhecido como Windows Live Messenger, foi uma das redes sociais mais icônicas da internet. Lançado em 1999, o mensageiro se tornou sinônimo de bate-papo online, conquistando milhões de usuários ao redor do mundo com sua interface prática e intuitiva. Após anos de sucesso, o serviço foi descontinuado em 2014, dando lugar ao Skype, adquirido pela Microsoft no ano anterior. Em julho de 2025, o MSN completaria 26 anos. Para relembrar esse clássico da era digital, o TechTudo preparou uma matéria especial com os recursos mais marcantes da plataforma.
O MSN foi criado pela Microsoft. Inicialmente, a plataforma recebeu o nome de MSN Messenger Service, quando foi lançada, em 22 de julho de 1999. O nome permaneceu o mesmo até 2005, quando o mensageiro passou a se chamar Windows Live Messenger. Mesmo com o novo nome, a rede social continuava sendo conhecida como MSN. Segundo a Microsoft, o MSN tinha mais de 330 milhões de usuários ativos em 2009, demonstrando a popularidade do serviço naquela época. No Brasil, a plataforma atingiu mais de 75% dos usuários da Internet, o que representava cerca de 34 milhões de pessoas.
Como está o MSN está hoje?
O MSN não existe mais. A Microsoft desativou a plataforma em 2014 depois da compra do Skype, que passou a substituir o MSN no nicho de serviços de mensagens. Atualmente, o Skype também não está mais disponível, já que foi descontinuado pela Microsoft em maio de 2025. A empresa alegou que a plataforma seria substituída pelo Microsoft Teams.
Recursos do MSN que deixaram saudade: confira lista
1. Avisar quando entrava ou saía do MSN
Os usuários eram notificados quando seus contatos entravam ou saiam da plataforma
Um dos recursos mais populares do MSN eram as notificações que informavam se determinado usuário entrou ou saiu da plataforma naquele momento. Desse modo, uma pequena janela azul aparecia na tela do computador do internauta e relevava o nome da pessoa que “acabou de entrar” ou que saiu do MSN.
Essa funcionalidade também passou a ser utilizada quando alguém desejava chamar a atenção de outro contato. Bastava entrar e sair do MSN para a plataforma soltar diversas notificações, uma seguida da outra, o que fazia com que fosse difícil não perceber a mudança de status.
2. Tremer a janela para chamar atenção
Além da possibilidade de entrar e sair da plataforma, mais uma maneira de chamar a atenção de outra pessoa no MSN era ativando o recurso de tremer a janela. Basicamente, ele “balançava” a conversa, como um celular que vibra, para fazer com que a outra pessoa respondesse às mensagens de maneira mais rápida.
No entanto, esse recurso também costumava ser usado somente como uma brincadeira entre amigos, por exemplo, que aproveitavam a funcionalidade para se divertir no MSN e “irritar” os outros colegas ao tremer as janelas de conversas na rede social.
3. Abrir várias abas de conversas ao mesmo tempo
Outra função marcante do MSN era a possibilidade de abrir diversas abas de conversas simultaneamente. A plataforma funcionava no começo dos anos 2000, quando a Internet era muito mais lenta em comparação com a atualidade. O recurso facilitava a troca de conversas e tornava as respostas mais rápidas em cada bate-papo. Sendo assim, mesmo que essa funcionalidade não seja um diferencial para a Internet atual, ela era um destaque no MSN dos anos 2000.
4. Fazer chamadas de vídeo
Embora hoje seja bastante simples fazer uma chamada de vídeo pelo celular ou computador, o MSN já foi o único mensageiro capaz de oferecer chamadas de vídeo e áudio com qualidade. Na época, não existiam outras plataformas para essa função, como Skype ou WhatsApp. Mesmo com a Internet mais lenta do que o padrão atual, o MSN conseguia oferecer para os usuários a funcionalidade de interagir visualmente e não somente com mensagens de texto. Depois disso, a funcionalidade passou a ser incorporada em outras plataformas e redes sociais.
5. Os primeiros emojis ou “emoticons”
O MSN também foi uma rede social inovadora em relação ao uso de emojis nas conversas online. Naquela época, eles eram chamados de “emoticons”. Os emojis do mensageiro eram mais simples do que os que existem hoje e não tinham tantas variações como acontece atualmente.
Além disso, os usuários também conseguiam customizar e criar atalhos com teclas para cada “emoticon”. Também era possível fazer o download de conjuntos temáticos de emojis, como de animais, personagens, flores, entre outros. Dessa forma, o mensageiro foi pioneiro de algo que, anos depois, seria uma febre na web.
6. Jogar jogos dentro do MSN
Outra grande inovação do MSN era a possibilidade de jogar na plataforma. Além de conversar, o usuário também conseguia se divertir com um game na mesma rede social. Com isso, os internautas tinham a comodidade de fazer ambas as tarefas ao mesmo tempo, sem precisar acessar duas plataformas.
Os internautas encontravam diferentes opções de brincadeiras, como jogo de damas, campo minado, jogo da velha, cartas em dupla com os contatos, entre outros. Depois do MSN, outra rede social que passou a adotar uma abordagem semelhante foi o Facebook, que também disponibilizava vários jogos aos usuários.
7. Enviar Winks
Os “Winks” eram figurinhas gigantes, muito populares no MSN. Em linhas gerais, elas funcionavam de modo parecido com as figurinhas enviadas atualmente no WhatsApp. Porém, a principal diferença é que os Winks ocupavam a tela inteira do PC, por isso, costumavam ser usados para chamar a atenção dos contatos em um chat.
Os Winks, assim como as figurinhas, também possuíam diversos temas, sendo que os usuários podiam fazer o download de pacotes para usar nas conversas online. Essas figurinhas gigantes ainda tinham sons e até mesmo falavam frases pré-definidas, fazendo com que elas ficassem muito populares entre os usuários.
Com informações de TechTudo e Wikipedia.