Samsung One UI 8.5: atualização pode ser maior que o esperado graças a mudança inédita

Tela externa do Samsung Galaxy Z Flip 7 — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

A Samsung tem liberado a One UI 8.0 estável para diversos smartphones e acelerado o cronograma de desenvolvimento da versão 8.5 para lançamento em conjunto com a série Galaxy S26.

No entanto, diferente do esperado, a One UI 8.5 pode ser um update muito maior do que o esperado. Isso porque um novo relatório do Android Authority indica que o software será baseado no Android 16 QPR2.

A título de curiosidade, a atual One UI 8.0 é baseada na primeira versão estável do Android 16 (QPR1) e tudo indica que a Samsung finalmente deve diminuir a “lacuna” entre os recursos do Android “puro” do Google e os da sua interface proprietária.

Caso o vazamento se torne realidade, a One UI 8.5 pode entregar muitas funcionalidades que só deveriam chegar ao público dos celulares Galaxy em conjunto com o Android 17 e One UI 9.0.

Alguns exemplos incluem:

Tema escuro expandido
Mudança forçada para as cores dos ícones dos aplicativos
Suporte nativo a widgets na tela de bloqueio para aplicativos de terceiros
Controle granular do feedback tátil
Anotação e edição de documentos PDF
Suporte para o Eclipsa Audio
Ajuste manual de brilho para conteúdo HDR e SDR
Verificação de identidade expandida para mais apps
Proteção avançada contra roubo de smartphones.

Claro que a Samsung também pode optar por não entregar todos os recursos de uma só vez, já que a One UI 8.5 deve ser limitada a poucos aparelhos.

De toda forma, esse ajuste de cronograma feito pela coreana pode diminuir consideravelmente o tempo de espera dos seus usuários por recursos nativos do Android.

Isso sem falar que a política de software que garante até sete anos de updates já deixa a Samsung no mesmo nível do Google.

Fonte: Tudo Celular

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
X
Threads
Telegram
Print
LinkedIn

Últimas Notícias ⇀