A Apple está enfrentando mais um problema após ser duramente criticada pelos seus próprios funcionários devido aos atrasos nos recursos novos da Siri e inteligência artificial. Desta vez, ela está sendo processada pelos seus acionistas em uma ação coletiva divulgada hoje pela Reuters.
Os acionistas estão processando a Apple por fraude de valores mobiliários ao “minimizar quanto tempo foi necessário para integrar a inteligência artificial avançada em seu assistente de voz Siri”. O documento cita vários executivos da Apple como réus, dentre eles o CEO Tim Cook, o CFO Kevan Parekh e o ex-CFO Luca Maestri.
O processo diz que os atrasos prejudicaram as vendas do iPhone e outros produtos da Apple, o que fez com que os valores das suas ações caíssem. Além disso, os acionistas questionam se a Apple realmente tinha algum recurso pronto durante a apresentação da WWDC 2024 e o anúncio do iPhone 16.
A queixa cobre acionistas que sofreram potencialmente centenas de bilhões de dólares em perdas no ano encerrado em 9 de junho, quando a Apple introduziu vários recursos e melhorias estéticas para seus produtos, mas manteve as mudanças de IA modestas.
A ação judicial liderada por Eric Tucker menciona que a Apple deu a entender que as novas funções de inteligência artificial seriam um fator-chave da linha iPhone 16, que foi lançada e amplamente divulgada com o slogan “feito para Apple Intelligence”, o que consta até hoje no site oficial da empresa.
Entretanto, a Apple confirmou o atraso no lançamento dos novos recursos em 7 de março de 2025, a maioria deles indisponível em outros idiomas além do inglês. No Brasil, as novas funções chegaram em abril deste ano, 7 meses após o lançamento dos aparelhos.
Além disso, o processo também afirma que “a Apple visivelmente falhou em anunciar nenhuma nova atualização em relação aos recursos avançados da Siri” na WWDC 2025.
O caso foi arquivado nesta sexta-feira pelo Tribunal Distrital do Norte da Califórnia, nos EUA e se junta a outra ação coletiva de usuários que a acusam de enganá-los por não dizer que as funções não estariam disponíveis no lançamento do iPhone 16.
Fonte: TudoCelular