Gemini 2.5 Pro: Google lança atualização da IA; saiba o que muda

Página inicial do Gemini 2.5 Pro no Google AI Studio — Foto: Reprodução/Gisele Veríssimo

O Google anunciou uma importante atualização para seu modelo de inteligência artificial Gemini 2.5 Pro — o Gemini 2.5 Pro Preview (edição I/O) — com melhorias significativas em capacidades de codificação, eficiência e desempenho geral. A novidade foi revelada às vésperas do Google I/O 2025, conferência anual da empresa, e já está disponível em versão prévia para desenvolvedores. Segundo a empresa, o aprimoramento reforça o posicionamento do Gemini Google como uma das ferramentas de IA mais avançadas do mercado, especialmente para tarefas técnicas e criativas. Veja mais sobre a novidade a seguir.

O que é o Gemini 2.5 Pro?

O Gemini 2.5 Pro é um dos modelos de inteligência artificial mais avançados do Google e faz parte da família Gemini, que concorre com soluções como o GPT-4 da OpenAI, Grok, DeepSeek e o Microsoft Copilot. A ferramenta se destaca por tarefas de codificação, como transformação de código, edição de código e criação de fluxos de trabalho agentes.

Um ponto importante de atualização é seu contexto ampliado (capacidade de processar grandes volumes de dados de uma só vez), alta precisão em respostas e integração com ferramentas do ecossistema Google, como Workspace e Google Cloud. Sua versão Pro é otimizada para uso profissional, incluindo desenvolvedores, analistas e empresas que precisam de IA para tarefas complexas. A atualização da ferramenta seria comunicada no Google I/O deste ano, mas foi feita antes devido aos feedbacks positivos dos usuários.

Gemini 2.5 Pro: entenda o que muda na atualização
A nova versão oferece melhorias específicas em três áreas principais: primeiro, traz capacidades avançadas de programação, com maior precisão na geração e depuração de código (suporte a linguagens como Python, JavaScript e Go). Faz parte desta atualização o melhor entendimento de contextos técnicos, como documentação de APIs e frameworks complexos.

Em relação à eficiência e velocidade, o processamento do Gemini 2.5 Pro é mais rápido, mesmo em tarefas que exigem análise de longos trechos de texto ou dados. Além disso, o consumo otimizado de recursos computacionais reduz custos para empresas.

Outro ponto importante é a integração com ferramentas Google, como Google Cloud e Colab, facilitando workflows de desenvolvimento. O suporte da plataforma a extensões de contexto mais longos também surpreende, com até 1 milhão de tokens em casos específicos.

Segundo o Google, a atualização também inclui ajustes na segurança e mitigação de vieses, garantindo respostas mais equilibradas. A versão final deve ser detalhada durante o Google I/O 2025, que acontece entre os dias 20 e 21 de maio, com lançamento amplo previsto para as próximas semanas.

Onde testar o Gemini 2.5 Pro?

Desenvolvedores podem acessar a prévia do Gemini 2.5 Pro atualizado via Google AI Studio ou Vertex AI. Para isso, basta acessar “https://aistudio.google.com/prompts/new_chat” (sem aspas). O Google ressalta que o modelo é experimental, com função somente de teste e feedback, por enquanto.

Além dessas plataformas, a nova versão também está disponível no app Gemini, disponibilizando recursos como o Canvas e permitindo que qualquer usuário crie códigos e desenvolva aplicativos web interativos com somente um prompt. A empresa também promete novidades sobre o Gemini 1.5, seu modelo mais leve, durante o evento.

Com informações de Google (1,2), TechCrunch e ZDNet

Fonte: Techtudo

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
X
Threads
Telegram
Print
LinkedIn

Últimas Notícias ⇀