O que é carteira digital? Entenda para que serve e compare opções

Recursos permitem deixar sua carteira digital ainda mais segura — Foto: Divulgação/Apple

A carteira digital é um recurso disponível para celulares Android e iPhone (iOS) que simula uma carteira física no ambiente virtual. Com ela, os usuários podem adicionar os dados dos cartões de crédito e débito e realizar pagamentos por aproximação — com a tecnologia NFC, transmissão magnética ou código QR — em lojas físicas ou online, com segurança nas transações. Por mais que o serviço funcione há bastante tempo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre seu funcionamento. Pensando nisso, o TechTudo preparou um guia com tudo o que você precisa saber sobre o recurso.

O que é carteira digital? Entenda para que serve e compare opções
O TechTudo preparou uma matéria completa com tudo o que você deve saber sobre carteira digital. No índice abaixo, veja os tópicos que serão abordados.

O que são carteiras digitais?

Como funcionam as carteiras digitais?

As carteiras digitais são seguras?

Como usar uma carteira digital?

Maneiras de tornar sua carteira digital mais segura

Opções de carteiras digitais

1. O que são carteiras digitais?

As carteiras digitais, também conhecidas como e-wallets, são aplicativos que funcionam como uma “carteira física” no ambiente digital. Os apps armazenam dados de cartão de crédito e débito e permite que os usuários realizem pagamentos e transferências aproximando o celular de outro dispositivo receptor. Para isso, o sistema usa a tecnologia NFC, código QR e transmissão magnética. Existem várias opções de carteiras digitais, como o Apple Pay, Nubank, PicPay e Google Wallet (antigo Google Pay).

2. Como funcionam as carteiras digitais?

As carteiras digitais podem ser usadas tanto em compras online quanto presenciais. No ambiente virtual, o checkout é concluído assim que o cliente seleciona a carteira digital e a forma de pagamento desejada. Já nas compras presenciais, o serviço utiliza tecnologias como NFC, código QR e transmissão magnética. A seguir, entenda como funciona cada uma delas:

NFC (Near Field Communication): é a tecnologia mais comum para pagamentos por aproximação. Basta aproximar o dispositivo da maquininha de cartão para a transação ser realizada instantaneamente.

Transmissão Magnética Segura (MST): permite que o celular emita um sinal criptografado que simula a tarja magnética de um cartão físico. Dessa forma, o pagamento pode ser feito apenas aproximando o aparelho da máquina, mesmo que ela não tenha suporte a NFC.

Código QR: o QR Code é um conjunto de dados digitais que pode ser lido pela câmera do celular. Nesse caso, o varejista gera o código na maquininha, o cliente o escaneia com a câmera do celular, e o processamento do pagamento é concluído por meio de uma das tecnologias mencionadas acima.

3. As carteiras digitais são seguras?

As carteiras digitais são consideradas seguras. Cada transação é protegida por um token, uma tecnologia que codifica os dados do cartão, garantindo que o número nunca seja compartilhado com quem recebe o pagamento. Assim, mesmo em caso de ataque ao sistema do lojista, as informações sensíveis do cartão — seja de crédito ou débito — permanecem protegidas.

Além disso, as carteiras digitais exigem autenticação biométrica, como impressão digital ou reconhecimento facial, para iniciar qualquer transação. Isso significa que o sistema só libera a operação após confirmar que é o titular da carteira quem está realizando a movimentação. Outra camada de segurança está relacionada ao funcionamento do próprio aplicativo, desenvolvido para interagir somente com softwares específicos. Esse comportamento impede que malwares ativos em outros apps acessem a carteira digital e roubem dados bancários do usuário.

4. Como usar uma carteira digital?

Abra o aplicativo da carteira digital e insira os dados do cartão (dê preferência ao cartão virtual do seu banco);

Habilite a função de pagamento por aproximação do seu smartphone;

Ao realizar uma compra, escolha um dos cartões adicionados à carteira para efetuar o pagamento e faça o desbloqueio biométrico;

Aproxime o celular do terminal de pagamento para concluir a transação.

5. Maneiras de tornar sua carteira digital mais segura

Algumas medidas podem reforçar a proteção da carteira digital. A primeira delas é evitar o uso de redes Wi-Fi públicas ao realizar transações. Dê preferência à rede móvel do próprio aparelho.

Outra recomendação importante é proteger o celular e os aplicativos bancários de olhares curiosos. Caso precise digitar uma senha ou padrão para autorizar uma transferência, procure fazê-lo discretamente e em um local reservado. Por fim, verifique regularmente a conta cadastrada na carteira digital para identificar possíveis cobranças indevidas e mantenha sempre ativados os recursos de segurança do celular.

6. Opções de carteiras digitais

1. Apple Pay

O Apple Pay é a carteira digital desenvolvida para dispositivos da marca Apple — como iPhone, Apple Watch, iPad e macOS. O sistema permite adicionar informações com cartões de crédito e débito, além de realizar pagamentos por meio da tecnologia NFC ou por código QR. Em termos de segurança, o aplicativo protege os dados bancários utilizando códigos únicos e criptografia avançada.

2. Nubank

O Nubank também oferece uma carteira digital para seus clientes. Com ela, é possível armazenar os dados dos cartões para realizar compras online ou em lojas físicas. A plataforma conta com recursos de segurança como limite diário de transações e criptografia de dados, que ajudam a prevenir o vazamento de informações.

3. PicPay

A carteira digital do PicPay reúne diversas operações financeiras em um só lugar. Além de permitir pagamentos e transferências, o usuário pode gerenciar o saldo, fazer saques em agências da rede Banco24Horas, solicitar empréstimos, realizar recargas via Pix, entre outras operações. Quem utiliza a carteira ainda conta com um seguro que cobre situações como roubo, ameaças e transações realizadas sob coação.

4. Google Wallet (antigo Google Pay)

O Google Wallet é a carteira digital desenvolvida para dispositivos Android. A plataforma permite armazenar os dados dos cartões de crédito e débito para realizar pagamentos por aproximação, utilizando a tecnologia NFC. Além das transações financeiras, o app também possibilita o armazenamento de vale-transporte e documentos, como carteira de identidade, passaporte, entre outros.

Fonte: techtudo

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
X
Threads
Telegram
Print
LinkedIn

Últimas Notícias ⇀