Entender quem são os Serafitas em The Last of Us é uma vontade que surgiu após o episódio 3 da segunda temporada da série da HBO, exibida na Max (antiga HBO Max). Também conhecidos como “Cicatrizes”, os Serafitas são uma facção religiosa fundamentalista que vive de forma primitiva e segue os ensinamentos de uma Profetisa que sonhou com um mundo utópico após a pandemia do Cordyceps. A produção, criada por Craig Mazin (Chernobyl) e Neil Druckmann, acompanha a jornada de sobrevivência de Ellie e seu pai adotivo em meio a um mundo devastado. Após a morte dele, a protagonista busca vingança e cruza com o culto em seu caminho.
Pensando em quem quer conhecer os Serafitas, o TechTudo preparou uma lista com informações sobre a origem da seita misteriosa, sua relação com outros personagens e o papel que pode desempenhar na trama. A seguir, confira as explicações e mais detalhes — e cuidado com spoilers!
Quem são os Serafitas (ou Cicatrizes) em The Last of Us?
Na franquia de jogos da Naughty Dog, criada por Neil Druckmann — que também participa do roteiro da série —, os Serafitas são uma facção religiosa fundamentalista formada no início da pandemia fúngica do Cordyceps. Também chamados de “Cicatrizes” devido à marca em seus rostos, o grupo funciona como uma seita primitiva que vive em uma região remota de Seattle.
Eles seguem os ensinamentos de sua líder fundadora, uma Profetisa, igualitária e pacifista, que acredita que a vida retornará à sua ordem natural. Além dessa profecia, o culto prega a simplicidade e a reconexão espiritual. Caçam com arco e flechas e se comunicam por meio de assobios. Apesar de inicialmente mais pacíficos, o culto é intolerante e violento com qualquer pensamento diferente.
Os Serafitas surgem pela primeira vez na série da HBO no episódio 3 da segunda temporada. Durante a cena, um pequeno grupo da seita aparece caminhando por uma floresta nos arredores de Seattle para fugir de uma guerra. Enquanto andam pela mata, falam sobre uma profecia. Mais adiante no episódio, esse mesmo grupo é encontrado morto por Ellie e Dina, que estão a caminho da cidade para se vingar de Abby.
Qual é a relação dos Serafitas com a WFL?
Nos jogos da franquia The Last of Us, o culto Serafita e a milícia WLF (Washington Liberation Front) estão em conflito há quase uma década. Esse impasse teve início quando a milícia assumiu o controle de Seattle e impôs um regime autoritário após executar os antigos membros da FEDRA (uma agência governamental), obrigando civis a se mudarem. A princípio, os Serafitas tentaram viver em harmonia com a milícia, no entanto, eles discordavam da forma rígida que a WFL comandava a região e também começaram a disputar territórios. E por isso, acabaram se isolando em uma ilha próxima da cidade.
O conflito entre eles se intensificou ainda mais após os Cicatrizes atacarem uma carroça de suprimentos da WLF, mas antes que a violência tomasse maiores proporções, um cessar-fogo foi firmado entre eles. No entanto, o acordo chega ao fim quando adolescentes Serafitas atacam alguns soldados de seu inimigo. Em resposta a isso, a WLF retaliou com força total, capturando a Profetisa e executando a líder — que se tornou mártir — e iniciou uma ofensiva violenta.
O que são as cicatrizes no rosto deles?
As cicatrizes que aparecem no rosto dos Serafitas, tanto na série quanto no jogo, fazem parte de um ritual de iniciação do culto, que grava um corte na lateral do rosto de seus novos membros. Essa marca serve como forma de identificação entre eles e também para lembrar que os humanos são imperfeitos, conforme ensinado pela líder espiritual do grupo.
Quem é a Profetisa dos Serafitas?
Profetisa dos Serafitas era uma mulher sem nome, com ideais igualitários e pacifistas que teve a visão de uma sociedade utópica pós-pandemia em uma nova forma de viver, baseada na simplicidade, faria a humanidade poderia retornar às suas origens livre de conflitos. Sua força e capacidade de lutar foram fundamentais para salvar sua comunidade de ataques dos infectados e atrair adeptos às suas convicções que se tornariam uma nova forma de religião. No entanto, após sua morte, a liderança da seita foi tomada por líderes que deturparam suas ideias e tornaram o grupo mais radical.
Embora ainda não tenha aparecido na série — e não se saiba se isso irá acontecer —, a figura da Profetisa dos Serafitas é mencionada nos jogos de The Last of Us. Sua presença simbólica pode ser vista em murais pintados no Portão dos Mártires, grafites em caminhões, inscrições em paredes e até gravada em árvores. Em um dos momentos mais marcantes, Ellie tropeça em um símbolo Serafita escrito com sangue.
Qual é a relação dos Serafitas com Abby?
Se você não gosta de spoilers, sugerimos que pare de ler por aqui. Como já sabemos, os Serafitas e a WLF, milícia à qual Abby pertence, são inimigos declarados e protagonizam um conflito que perdura por anos. Nos jogos, e provavelmente na série também, a antagonista não consegue superar a morte de seu pai, mesmo após matar Joel.
Sem rumo, Abby procura algo pelo qual lutar, já que sua vingança foi concluída. Assim, durante sua jornada, ela acaba acolhendo dois jovens Serafitas fugitivos, Lev e Yara. Para protegê-los, chega a se rebelar contra seu próprio povo, colocando sua vida em risco para mantê-los a salvo.
Confira trailer do 4º episódio da 2ª temporada de The Last of Us
Com informações de Max, HBO, Screen Rant (1, 2), Cosmopolitan (1), Radio Time (1)
Fonte: Techtudo